Venha ver de pertinho o show das gigantes do mar no Village Praia do Rosa!
CURIOSIDADES
AS BALEIAS FRANCAS PASSAM O VERÃO NO POLO SUL E MIGRAM PARA ÁGUAS MAIS QUENTES NO INVERNO, ONDE DÃO À LUZ E AMAMENTAM SEUS FILHOTES, PREPARANDO-OS PARA A VIAGEM DE VOLTA AO POLO SUL.
POSSUI CALOSIDADES NO ALTO E NAS LATERAIS DA CABEÇA, E SUA DISTRIBUIÇÃO E FORMATO PERMITE O RECONHECIMENTO INDIVIDUAL DE CADA BALEIA.
PODE ATINGIR ATÉ 17M COMPRIMENTO.
O BURRIFO EM FORMA DE “V” PODE ATINGIR 8M DE ALTURA.
A CABEÇA OCUPA QUASE ¼ DO CORPO.
PESA QUASE 50 TONELADAS E CHEGA A VIVER MAIS DE 70 ANOS.
VEM PRO VILLAGE
Localizado no canto sul da Praia do Rosa, o Village é um condomínio de casas à beira mar, de onde é possível avistar as baleias a olho nu.
O avistamento das gigantes pode ser feito da varanda das acomodações, do deck que fica no gramado ou mesmo da beira da praia. Não é preciso entrar numa embarcação para ver o show.
Engajado com o turismo de experiência, nos meses de avistamento, o Village indica realizar uma trilha guiada (de nível fácil) pelos arredores do condomínio, de onde também é possível avistar as majestosas mamães.
É um espetáculo marcante e inesquecível!
BEM-VINDO A
SUPER CAFÉ DA MANHÃ
PISCINA AQUECIDA E COBERTA
JACUZZI
SAUNAS
ATIVIDADES DIÁRIAS
ACESSO EXCLUSIVO À PRAIA
PISCINA COM RAIA SEMI OLÍMPICA
QUADRA BEACH TENNIS
ACOMODAÇÕES
HISTÓRIA BALEIA FRANCA
Considerada hoje um símbolo de preservação, a Baleia Franca carrega uma história de resistência digna de admiração.
O nome “Franca” foi lhe atribuído por conta desta espécie (de nomenclatura científica Eubalaena Australis) ser um animal relativamente dócil e de hábitos costeiros. Infelizmente, tais características fizeram destas baleias presas fáceis para caçadores, devido a sua grande aproximação da costa do país.
A caça às baleias Francas quase levou a espécie à extinção. No entanto, a prática foi proibida no Brasil em 1985 e atualmente centenas de baleias continuam a migrar para a costa brasileira todos os anos, sendo motivo de alegria por onde passam.
TURISMO PRAIA DO ROSA
Após a proibição da caça, a chegada das Baleias-Francas passou a ser motivo de alegria, atraindo turistas de diversas partes do país, que viajam até o litoral para apreciar esse espetáculo dos mares bem de pertinho, durante os meses de julho a novembro. As Baleias-Francas passam o verão nos pólos, migrando para águas tropicais mais quentes durante o inverno, onde ficarão por alguns meses para acasalar e amamentar seus filhotes.
No Brasil, uma pequena parte do litoral sul catarinense - conhecida como “Rota da Baleia Franca” - é abençoada com a visita das gigantes, incluindo a Praia do Rosa, situada no distrito de Imbituba. Localizada 70 km ao sul de Florianópolis, a Rota da Baleia Franca integra os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna, 3 lindas localidades com praias paradisíacas, onde os turistas podem apreciar a chegada das baleias.
CONSERVAÇÃO: PRESERVAR É PRECISO
A antiga caça à baleia no Brasil estendeu-se da Bahia até o sul de Santa Catarina. A estação baleeira mais ao sul do Brasil foi erguida em Imbituba, no ano de 1796. O consumo da carne nunca foi o objetivo das capturas de baleias nas Armações da Costa Sul do Brasil, mas sim para extrair sua camada de gordura, a qual era utilizada para a produção de óleo destinado à iluminação.
A partir da captura da última Baleia Franca em Santa Catarina, por volta de 1973, a espécie chegou a ser considerada extinta em águas brasileiras - a caça só viria a ser oficialmente proibida em 1985 - mesmo assim, em 1981, o Vice-Almirante Ibsen de Gusmão Câmara deu início ao Projeto Baleia Franca, cujo objetivo fundamental segue até hoje sendo a garantia da sobrevivência e a recuperação populacional da espécie no Brasil. Já em 2015, surge o "Instituto Australis" uma entidade civil sem fins lucrativos que atua na Pesquisa e Monitoramento Ambiental para auxiliar na manutenção das atividades do Projeto Baleia Franca.
Sobre novidades e promoções, preencha o formulário abaixo.